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Atendimento e E-commerce via WhatsApp

Como eficiente e notória plataforma de comunicação e mensagens, não se pode negar a influência e grandiosidade do WhatsApp! Com quase 2 bilhões de usuários no mundo, sendo 120 milhões de contas só no Brasil (2º país do mundo com maior número de usuários, atrás apenas da Índia), o aplicativo inovou e conquistou o mundo com a troca “gratuita” de mensagens de texto (a princípio), envio de áudios, arquivos, vídeos, imagens, chamadas de voz, e mais recentemente, até mesmo transações financeiras. Tantas funcionalidades revelam e expõe novos usos e aplicabilidades – em especial no atendimento e e-commerce via WhatsApp. Sim, o WhatsApp cada vez mais é ferramenta-chave na comunicação de empresas e na comercialização de produtos.

 

Atendimento Empresarial via WhatsApp

Comunicar-se com clientes através do aplicativo de mensagens, transformando-o em um dos seus principais canais de atendimento (inclusive SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor) é uma das primeiras fronteiras e potenciais do WhatsApp.

As empresas em geral perceberam a preferência dos consumidores em entrar em contato através do aplicativo. Além da comodidade e instantaneidade da plataforma, a mesma confere certo poder e autonomia aos usuários, que conseguem se comunicar com as marcas, quando, onde e da maneira que preferirem.

Por outro lado, a adoção do WhatsApp para atendimento empresarial não foi nada negativa para as organizações. Pelo contrário! Segundo dados do próprio Facebook Meta, apresentados pela Gerente de Parcerias, Mariana Moreira Taiani, a adoção do aplicativo profissional pode oferecer uma redução de até 35% dos custos operacionais de um Call Center.

Por redução entenda não apenas redução de mão-de-obra (pessoal), mas também de instalações, softwares diversos e outros mecanismos de gerenciamento.

O WhatsApp Business API, versão empresarial do aplicativo, profissionaliza esse atendimento no aplicativo, reduz os custos, e ainda mais: entrega funcionalidades e características ímpares ao bom atendimento: disponibilidade de atendimento 24h, criação de menus inteligentes, integração de Chatbots, inclusão de botões interativos, obtenção do selo verde de verificação, entre outros.

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E-commerce via WhatsApp

Talvez menos evidente que o atendimento, o comércio via WhatsApp vem crescendo aos poucos e ganhando a atenção das empresas. Não há porque restringir o uso do WhatsApp apenas à comunicação; pelo contrário, o aplicativo pode estar presente em todas as etapas da jornada do cliente.

Nota-se o poder de vendas do WhatsApp observando taxas de conversão dos principais setores do mercado. Mariana Moreira destaca, por exemplo, que em média, no setor financeiro, o WhatsApp apresenta uma conversão de 40% para empréstimos bancários. Taxas similares são aplicados ao comércio eletrônico em geral, abrangendo vendas e atacado.

 

Comércio Conversacional

Marcas vêm então transformando o aplicativo de mensagem em potente canal de vendas. Segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 64% dos Brasileiros com smartphones já fizeram compras pelo WhatsApp, e o mesmo aparece como um dos apps de e-commerce mais populares do Brasil.

Poder conversar e esclarecer dúvidas de forma instantânea e ter acesso a descontos exclusivos são atrativos encontrados no comércio via WhatsApp. Da parte das empresas, oferecer promoções personalizadas, trabalhar o remarketing e integrar informações de envio e logística de entrega são interessantes e tornam o processo de vendas mais eficiente.

 

Por onde começar?

A dúvida frequente é por onde começar? É comum ver empresas tentando atender pela versão de acesso “geral” do WhatsApp. São atendentes disputando o acesso do aplicativo, ou números diversos de atendimento, com fluxos desencontrados. E mais do que isso: o acesso geral não lhe concede as funcionalidades profissionais do aplicativo, como a integração de Chatbots ou a criação de menus.

A maneira correta e profissional de atender e “comercializar” pelo aplicativo é via WhatsApp Business API. E para acessar e criar sua conta é necessário a ajuda de desenvolvedores capacitados para isso – como a Matrix do Brasil, Provedora Parceira Oficial do WhatsApp Business API.

Saiba mais sobre o WhatsApp Business API e fale com um Consultor Matrix para darmos início a sua integração! Profissionalize seu WhatsApp: 0800 604 5555

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